Olá!
Queria primeiramente agradecer àquelas pessoas que me mandaram mensagens sobre o que venho tratando aqui no blog. Algumas inclusive "reagindo" a certas coisas que eu escrevi.
Queria lhes dizer que estou sempre aberto à conversa e à ajuda de vocês na minha busca por Deus (que é muito sincera).
Queria também me desculpar àquelas pessoas que por acaso se vissem ofendidas com certas alegações minhas. Não é nem de longe minha intenção a de agredir pessoas, por qualquer que seja a forma.
Se me "queixo" de algumas coisas é porque sinto que estas me "agridem" de um certo modo.
Por exemplo, o fato de inquestionavelmente refutar as outras religiões agride à minha concepção de "comunhão com a humanidade". E consequentemente agride ao meu próprio sentimento cristão.
***
Queria neste artigo discorrer sobre algo que defendo até a morte: Sem Jesus não dá!
Mas que contradição é essa?
Há algumas linhas atrás e em outros artigos eu defendo justamente a importância de se aceitar as outras religiões como formas - também - legítimas de se chegar a Deus!
Como é que eu também afirmo que "sem Jesus não dá!" ?
Como um amigo meu me disse em seu comentário sobre esse blog:
Em João 14:6 tem assim...Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Eu creio nisso!
Esse meu amigo também me disse:
"(...) uma última consideração importante: Jesus disse que ninguém vai ao Pai se não por Ele..Não existe outro modo, a não ser Jesus...A verdade não está em todos os púpitos,mas no púpito onde toda honra, glória e poder seja dada ao único Digno de receber todas essas coisas..JESUS"
Concordo plenamente!
Vejamos como então eu concilio a questão do pluralismo religioso com essas afirmações:
Tudo depende de que forma se interpreta a Bíblia e a figura de Jesus.
Muitas pessoas dizem que a Bíblia é muito clara e não dá margem a diversas interpretações.
Eu não concordo.
Inclusive, se formos estudar historicamente a interpretação da Bíblia, veremos que a maneira que interpretamos a Bíblia neste século é diferente da do século passado, e também que desde o Iluminismo a interpretação do Livro Sagrado é diferente do resto da História.
Ou seja... Aparentemente, há mais coisas a se pensar quando lemos a Bíblia, sim.
(inclusive isso pode ser assunto de um próximo artigo)
Mas voltando...
Num outro artigo que eu escrevi, eu falei da importância da mensagem de Cristo ressaltando ela como os valores de Deus.
É por Jesus e sua mensagem que conhecemos os valores e o caráter de Deus.
Afinal, Jesus é Seu filho! Jesus foi Deus na terra!
Eu creio nisso!
Luis Fernando Veríssimo disse uma frase maravilhosa: "Qualquer um que ama se aproxima de Deus"
Qualquer um que ama se aproxima de Deus porque Deus é amor. Deus é o amor!
Jesus encarnou Deus na terra e nos mostrou a essência suprema de Deus. Se não andarmos em uníssono com os valores de Jesus não chegamos a Ele.
Quando Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim", eu concordo plenamente pois se não vivermos conforme os valores que Jesus veio nos ensinar, se não amarmos (o próximo, a vida,...) não temos como chegar a Deus.
No entanto, tenho sérias dificuldades quanto a acreditar que há nessa frase de Jesus um cunho burocrático.
Como se o amor fosse necessário mas que não houvesse salvação se burocraticamente você não quiser admitir que Jesus foi literalmente o filho de Deus, etc...
Eu, pessoalmente, acredito que Jesus foi Deus na terra!
Acredito porque decidi acreditar!
Mas, puxa vida..., então quer dizer que um ser humano que nasceu numa tribo indígena no interior da Mongólia e que nunca ouviu e nem vai ouvir falar de Jesus está condenado a viver longe de Deus?
Ou ainda, que Gandhi, a despeito de toda a sua humanidade, não esteve com Deus porque, mesmo admitindo que Jesus foi a pessoa mais maravilhosa da História, não aceitava a Jesus como literalmente "o filho de Deus"?
Não sei não...
Eu acredito em Jesus como sendo filho de Deus e acredito que se não for por ele (pelos seus valores e sua forma de viver) não tem como chegarmos ao Pai!
Sem Jesus não dá!
Apenas, deixemos a burocracia de lado...
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
À leitura de cada postagem do "Caminhando na fé", aumenta a minha admiração com a fé do autor e com a segurança na crença que ele procura demonstrar. Difícil de se encontrar na juventude de hoje.
Admiro a sua fé (a do autor), ainda que ela seja por demais conflituosa. Mas se até Jesus chegou a questionar ao Pai por que Ele O havia abandonado, como nós, simples humanos, não haveremos também de ter as nossas questões?
Discordo do autor deste blog quando ele diz: ”estou sempre aberto à conversa e à ajuda de vocês na minha busca por Deus (que é muito sincera)”.
Deus não se busca, porque Ele É e o que é, está em toda a parte, não é necessário buscar.
Fé não se busca, tem-se nas entranhas do nosso intelecto, da nossa alma, ou não se tem.
Descobri seu blog nem sei como, sei que sempre que posso venho ler as suas inquietações, por assim dizer.:)
Gosto muito do que você escreve porque comungo de muitas de suas perguntas e é até engraçado dizer isso, mas, às vezes, sinto o que você sente quando se pergunta e pergunta ao Pai sobre determinadas coisas...
Mas o fato é que, certa vez perguntei a um amigo meu, que conhece Deus faz tempo, o que aconteceria com as pessoas que por viverem em culturas totalmente diferentes da nossa, e nao conheciam Deus do modo que a gente conhece... e ele me respondeu que Deus cuida dessas pessoas e é misericordioso, e por elas acreditarem que "Algo Maior" existe, pela falta de conhecimento elas são salvas.
Eu achei uma resposta bem plausivel... ele disse que tem algo na Bíblia falando sobre isso e ia procurar pra me falar, quando ele me disser, eu te falo... :)
E concordo plenamente quando você diz que Deus é amor...
Ah! Ia esquecendo...
Quanto ao comentário anterior ao meu, acho que Deus se busca sim!
Concordo que Ele está em toda parte, mas Ele só pode, realmente, fazer algo por nós quando nós O buscamos e deixamos que Ele entre em nossas vidas.
Que Deus te abençoe e te dê muito mais sabedoria. (:
Postar um comentário